Avançar para o conteúdo principal

Crise de Identidade



De vez em quando vou ver cinema português. Neste caso fi-lo por diversas razões: por ser o primeiro filme estreado nas salas totalmente financiado por privados e por ter tido eu próprio uma ideia de curta metragem igualzinha a este "Funeral à Chuva" - reencontro de amizades desavindas num cenário de perda e suas inerentes e espontâneas revelações/tensões.

Mas...mais uma desilusão. As personagens são banalíssimas. O gay, a actriz frustrada que se dedica a concursos televisivos, o bronco, o viajante diletante, o austero professor universitário (é mesmo esta inconsequente e exagerada personagem do mórbido bimbo da Covilhã e seu absurdo arco de libertação que mais ferem de morte este filme)...

Quer ser um "Amigos de Alex" à portuguesa mas o resultado é (como sempre) bem à americana. Na realidade, as convenções de género parecem-me mal assimiladas no cinema em Portugal. Obedece-lhes mas nem as consegue concretizar. Como a maior parte do que cá se faz este filme tem a singularidade de fazer rir nos momentos dramáticos e engolir em seco nas partes cómicas tal é a ineficácia dos seus diálogos e encenação.
A magreza de recursos e a natureza pro bono das suas contribuições (totalmente remuneradas com % e futuros royaltees - interessante) deverá ter acelerado para lá do desejável a rodagem do filme. Isso nota-se na ausência de clima e no pouco convincente de tom de comédia negra que gostaria de gerar.

A cena final do funeral (por exemplo) foi, magreza de recursos oblige, quase totalmente filmada em plano sequência num take quando estavam previstos 40 planos. O arrojo de tal espontaneidade poderia ter gerado magia mas está longe de ser isso o que acontece porque toda a cena é manipuladoramente lamechas e risível do princípio ao fim. Teria para isso que ter uma ideia forte sem o folclore fúnebre e os momentos de libertação absurdos que produz nalgumas personagens: a actriz frustrada reconhecida na elegia liga ao seu produtor e despede-se, o professor teso que nem um carapau assume a alegria de viver a que a morte dá sentido...dá para ficar com uma ideia?;)

Filmar com parcos recursos e sem apoios públicos é, num mercado acanhado como o nosso, sempre, de louvar. Mas este apenas será um frutífero caminho se à independência de dinheiros públicos corresponder alguma independência criativa. É a força e coerente defesa de uma ideia que pode suportar o compromisso prático diário de um orçamento limitado.
Disse Luis Campos (guionista do filme), a este propósito, que nos primeiros drafts a ideia original era de maior tensão e sobretudo focada no jantar que reune os amigos. Mas para que a aposta fosse comercialmente viável outras opções foram tomadas mantendo (desejavelmente) a integridade da sua inspiração pessoal. Queria-se ter um objecto indie imerso nas malhas do gosto público...velha quimera. Nada disso aconteceu mas sim mais um objecto com clara crise de identidade.
Esta leitura simplista das expectativas do público pode ser tão ou mais coerciva que a ditadura do "autor" do ICA que tantos se querem libertar. Pensa-se pequeno reproduzindo e perpetuando as fragilidades do nosso mercado. "Dar ao público o que ele quer" não é seguramente isto. Estão aí as ridículas estatísticas do cinema português a prová-lo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Convidado de Honra nº 5 - Jorge Vaz Nande e "As Portas"

Jorge Vaz Nande é colaborador das Produções Fictícias, onde, entre outras funções, gere os conteúdos do blog da empresa. É argumentista da empresa de conteúdos "Bode Expiatório". Fala-nos de várias questões relacionadas com o cinema e guionismo e, em particular, do seu último e original projecto "As Portas". Na tua colaboração com o Bode Expiatório: o trabalho que fazes tem sido feito sobretudo em equipa? Sim, num processo de colaboração e discussão que muitas vezes se estende da equipa criativa até às de produção e artística. Quando trabalhas em equipa, como se gerem diferentes sensibilidades? Quando várias ideias estão na mesa qual costuma ser o processo de decisão? É primordial que os participantes num brainstorm se dêem bem e tenham respeito mútuo pelas ideias de todos. A partir daí, a discussão das soluções criativas faz-se de comum acordo, tendo em conta a sua exequibilidade e eficácia. Existe alguma hierarquia criativa ou todas as vozes são iguais? Todas as i

"A Gaiola Dourada" e a Celebração do Cliché

Há, no filme “A Gaiola Dourada” um geunino carinho de Ruben Alves pelo estereotipo. Ele próprio faz da sua aparição no filme uma afirmação de caricaturalidade. É próprio de alguém bastante inteligente (e/ou esperto) que não quis de todo alienar públicos-alvo e, muito menos, produzir qualquer desconforto na sua comunidade de origem.  Mas também alguém que tentou consciente e integramente ordenar e pôr em jogo uma constelação de ideias e imaginários com que sempre conviveu. Lembrei-me de uma citação de Umberto Eco em torno de Casablanca (salvaguardando as devidas diferências de peso entre os filmes): " Casablanca não é apenas um filme. É muitos filmes, uma antologia [...] Dois clichés fazem-nos rir. Cem clichés tocam-nos. Porque sentimos que eles estão, de alguma forma, a falar entre eles e a celebrar uma reunião" . "A Gaiola Dourada" é uma sublimação da vida que dispensa profundas escavações sociológicas para fixar e ao mesmo tempo relativizar, de um

Alguns dos Filmes da Minha Vida nº 5 - Um Homem Singular

Neste soberbo filme um requintado formalismo, próprio de um fotógrafo/estilista, encontra-se com uma rara humanidade e profundidade da história e das personagens. Há "quadros" absolutamente maravilhosos, um festim sensorial, mas também momentos de pura intuição e sensibilidade. É essa sensibilidade que faz que o exercício estilístico não se sobreponha à pungente magia do seu drama. A subtileza que nos enleia com perfeição (na música e na fotografia, por exemplo) num dia de terminal angústia...a mesma subtileza que eleva Colin Firth a uma interpretação histórica, perfeita! Subtileza que Hollywood detesta: um ano depois premiaram-no pelos seus maneirismos, sempre ao gosto do tio Óscar, no anódino "Discurso do Rei"... É um filme extraordinário ao qual voltarei muitas vezes no futuro!