Avançar para o conteúdo principal

Juliette & Eu



Tinha 15 anos. Num típico isolamento adolescente fui para o quarto ver televisão num sábado à noite enquanto a família estava na sala. Na era do monopólio público da televisão as opções eram escassas. Na Tv2 começava a rubrica “O Filme da Minha Vida”. A convidada da noite era a Catarina Portas. Apresentava “Les Amants du Pont Neuf” (1991) uma paixão que contraiu numa sua estadia em Paris. Lembro-me perfeitamente do efeito que teve sobre mim. Começava negro, com personagens marginais num típico clima existencialista do cinema francês. Naquela noite, tive o primeiro sentido de humanismo e sentido crítico ao ver televisão. Podem achar exagerado, mas foi uma experiência de crescimento.
Era um adolescente reservado, taciturno e algo solitário. Foi nos filmes que me senti em comunhão com outras pessoas. As primeiras viagens à minha consciência e densidade fizeram-se com filmes e Binoche teve um papel quase inaugural nesse despertar.
No meio de todo a miséria humana e disfunção emocional dos protagonistas do filme há imagens muito fortes e marcantes de espontaneidade e libertação que me marcaram. Julliete Binoche transmitia com seu olhar um enorme vazio mas também um férreo desejo de mudança. Transmitia tristeza e alegria com igual amplitude e comoção. Aliás, Godard descobriu-a e convidou-a para “Je vous salue, Marie” (1985) depois de ver uma foto sua. Nela Juliette mostrava o seu olhar penetrante. Descreve agora as circunstâncias da mesma. Estava no momento amuada com o seu primeiro namorado. Mas já lá estava o olhar, a presença e a sua vibrante fotogenia! Pude logo a seguir confirmar o tal ar inocente mas torturado num dos outros filmes da minha vida: “A Inustentável Leveza do Ser” de Phillip Kaufman. E depois a sua face mais visceral, sexual e obsessiva em “Damage” de Louis Malle. Estava feita a apresentação. Fiquei fascinado!

Não mais a perdi de vista. Pesquisei o seu percurso e percebi, com a sua precocidade (no Conservatório aos 15) e por ter nascido no teatro (ambos os pais actores), donde lhe vinha esta relação de entrega incondicional com a arte. A própria actriz diz no documentário Binoche sur Les Yeux, realizado pela sua irmã Marion (apresentado no Festival do Estoril), que cresceu a ver o pai excepcional em palco e a compulsão para o teatro da sua mãe. Assim, desde cedo e depois da primeiras experiências em palco encontrou o seu desígnio. Revelar emoções através da auto-descoberta – representar! Vem daí a paixão invulgar com que se entrega aos papeis. No seu livro “Portraits in Eyes” em que retrata subjectivmente os realizadores com que trabalhou nos seus 25 anos de carreira diz no prefácio: “in films I allways want to get closer, too close perhaps...”. Sendo a rodagem de um filme uma experiência à qual se entrega com toda a sua energia emocional é com naturalidade a importância que uma comunhão espiritual e ligação intensa com os realizadores seja tão fundamental. O cinema é, para Binoche, literalmente, uma obra de amor!
Aprendeu para André Techiné a tocar violino com o mesmo amor que se entregou recentemente à dança numa digressão internacional de nome “In I” com o coreógrafo Akram Khan.
Refere-se a técnica como algo atrás do qual se pode esconder. No bailado a sensação de nudez, da qual nunca fugiu na sua carreira, é total por não dominar essa técnica. Esse desafio permanente aos seus medos é o mote da sua vida.
Deu-me filmes que perturbaram como “Bleu”, filmes que me passaram ao lado como a adaptação das Bronte em “O Monte dos Vendavais”, pirosices que me custaram a perdoar como “Jet Lag”, coisas simples e bonitas como “Chocolate”, excelentes como “Caché” ou medíocres como “Maria Madalena”…Mas a relação foi sempre de enorme proximidade com ela. Lembro-me de ir ver “Um Divã em Nova Iorque” duas vezes ao King, de tal maneira a sentia como antídoto ao tédio e solidão.
A sua consagração pelo Paciente Inglês roubou-me da relação quase exclusividade que ambos tínhamos. Passa a ser a mais internacional das actrizes francesas. Longe de ser o seu filme mais brilhante. O óscar por Paciente Inglês não foi, admite, das suas mais ambiciosas transformações. Refere-se a ele como óscar de presença.
Binoche disse na apresentação do referido documentário que há que perseguir os sonhos. Mas que a realização dos mesmos é um processo dinâmico. A vida pode-nos atirar novos a qualquer momento. Há que persegui-los auscultando a vida e suas insidiosas pistas. Mas um sonho permaneceu intacto desde que a vi no ecrã! Conhecê-la! Aconteceu no dia 6 de Novembro no Estoril Film Festival! As minhas mãos tremiam. Quando chegou a minha vez deixei que a costumeira discussão em torno do til no nome João disfarçasse o meu frisson. Depois foi ela mesmo com uma simplicidade e olhar directo desarmante que me perguntou “o que é que fazes?”. A conversa e a dedicatória seguintes (que guardo para mim) foram ambas curtas mas brutalmente significativas para mim.
Na vida conseguimos mudar um pequeno número de coisas significativas se tentarmos com muita força. Mas há toda uma camada emocional que nos acompanhará para sempre. Vê-la transportou-me à tal noite de descoberta. Consegui vislumbrar, comovido, o que de puto solitário permanece em mim (em todos nós penso). É a transcendência da arte, como janela para o mundo e nós próprios que recupera sensações esquecidas.
É a própria actriz que fala das viagens mais ou menos conscientes nas profundezas de si próprias que a câmara lhe permite...também eu vejo no cinema o meu privilegiado código de leitura da minha realidade. Exemplos de exposição temerária como os seus são, nesse capítulo, a minha matéria prima. Obrigado por existires Juliette!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Convidado de Honra nº 5 - Jorge Vaz Nande e "As Portas"

Jorge Vaz Nande é colaborador das Produções Fictícias, onde, entre outras funções, gere os conteúdos do blog da empresa. É argumentista da empresa de conteúdos "Bode Expiatório". Fala-nos de várias questões relacionadas com o cinema e guionismo e, em particular, do seu último e original projecto "As Portas". Na tua colaboração com o Bode Expiatório: o trabalho que fazes tem sido feito sobretudo em equipa? Sim, num processo de colaboração e discussão que muitas vezes se estende da equipa criativa até às de produção e artística. Quando trabalhas em equipa, como se gerem diferentes sensibilidades? Quando várias ideias estão na mesa qual costuma ser o processo de decisão? É primordial que os participantes num brainstorm se dêem bem e tenham respeito mútuo pelas ideias de todos. A partir daí, a discussão das soluções criativas faz-se de comum acordo, tendo em conta a sua exequibilidade e eficácia. Existe alguma hierarquia criativa ou todas as vozes são iguais? Todas as i

"A Gaiola Dourada" e a Celebração do Cliché

Há, no filme “A Gaiola Dourada” um geunino carinho de Ruben Alves pelo estereotipo. Ele próprio faz da sua aparição no filme uma afirmação de caricaturalidade. É próprio de alguém bastante inteligente (e/ou esperto) que não quis de todo alienar públicos-alvo e, muito menos, produzir qualquer desconforto na sua comunidade de origem.  Mas também alguém que tentou consciente e integramente ordenar e pôr em jogo uma constelação de ideias e imaginários com que sempre conviveu. Lembrei-me de uma citação de Umberto Eco em torno de Casablanca (salvaguardando as devidas diferências de peso entre os filmes): " Casablanca não é apenas um filme. É muitos filmes, uma antologia [...] Dois clichés fazem-nos rir. Cem clichés tocam-nos. Porque sentimos que eles estão, de alguma forma, a falar entre eles e a celebrar uma reunião" . "A Gaiola Dourada" é uma sublimação da vida que dispensa profundas escavações sociológicas para fixar e ao mesmo tempo relativizar, de um

Alguns dos Filmes da Minha Vida nº 5 - Um Homem Singular

Neste soberbo filme um requintado formalismo, próprio de um fotógrafo/estilista, encontra-se com uma rara humanidade e profundidade da história e das personagens. Há "quadros" absolutamente maravilhosos, um festim sensorial, mas também momentos de pura intuição e sensibilidade. É essa sensibilidade que faz que o exercício estilístico não se sobreponha à pungente magia do seu drama. A subtileza que nos enleia com perfeição (na música e na fotografia, por exemplo) num dia de terminal angústia...a mesma subtileza que eleva Colin Firth a uma interpretação histórica, perfeita! Subtileza que Hollywood detesta: um ano depois premiaram-no pelos seus maneirismos, sempre ao gosto do tio Óscar, no anódino "Discurso do Rei"... É um filme extraordinário ao qual voltarei muitas vezes no futuro!