Pode ser académica a questão "qual das duas a melhor?". Na minha opinião são, de facto, duas das melhores séries jamais televisionadas. Mas do debate poderão sempre sair reflexões interessantes.
Ambas surgem na onda de excentricidade e quebra de convenções narrativas cujo principal agente promotor foi a HBO:
Ambas surgem na onda de excentricidade e quebra de convenções narrativas cujo principal agente promotor foi a HBO:
- Nos Sopranos a reprodução estereotipada da mitologia mafiosa italo-americana colide com uma "paisagem" desencantada e pós-moderna. Os super-batidos maneirismos dos mafiosos parecem não casar bem com a profunda análise psico-social a que são sujeitos ao longo da série.
- No The Wire é-nos negado qualquer tipo de glamour usualmente associado à séries policiais. Os polícias vêm-se confrontados com orçamentos limitados, entraves burocráticos e um quotidiano arrastado assim como os dealers que têm equipas de distribuição altamente heterogéneas e vulneráveis.
Na minha opinião têm ambições diferentes. Se no the Wire é exaustivo e altamente profundo o conhecimento que nos é dado sobre a burocracia, hieraquia e poderes informais da investigação criminal e no tráfico de droga em Baltimore (a análise comparada dos 2 contextos é, para mim, a riqueza da série), nos Sopranos a compreensão das personagens é infinitamente mais profunda, com muito mais áreas cinzentas e ambiguidades e, nesse sentido, muito menos convencional e mais ambiciosa do que o The Wire.
Depois deste introdutório e superficial comentário, siga a polémica!
João Gomes
Comentários