Avançar para o conteúdo principal

Documentário Português enquanto PTA não chega!!!






De português fui ver nos últimos anos pouca coisa nas nossas salas.

Retrospectivando, vejo, sem surpresa, que os filmes que mais me tocaram foram documentários. Vi na mostra "Panorama" de 2010 o arrepiante potencial dramático do som combinado com a imagem estática no maravilhoso "48" ; o histórico testamento vital super sensível do filme "José e Pilar"; recentemente marcaram-me o politicamente incorrecto "Linha Vermelha" de Pedro Filipe Costa e "Quem Vai à Guerra" de Marta Pessoa, um daqueles documentos que ficará bem vivo no nosso imaginário colectivo e respectiva Torre do Tombo.

O registo documental tem à partida um evidente compromisso com a realidade. É a sua vocação histórica por mais híbrido e fluida a sua fronteira com a ficção, por mais pós-moderna a sua abordagem. Obviamente que esse compromisso é sempre parcial e subjectivo. Mas a sua ressonância colectiva é potencialmente mais fina.

Mas para que se ancore igualmente na nossa inter-subjectividade também a ficção deve, por mais fiel que seja a convenções universais, afirmar-se na nossa realidade. Mas o que vemos frequentemente é que essas pinceladas de portugalidade mais não são que meros artifícios de argumento raramente explorados e que visam sobretudo estimular primariamente sensações mais do que convocar sentimento ou reflexão. A nossa ficção, dita para o grande público, não é, por esse motivo, auto-reflexiva - condição essencial na minha definição pessoal de arte.

É esta noção de grande público que emperra e nos tolda e que mete o nosso cinema numa crise de identidade. Deixando de fora o também ele polémico e por vezes autista cinema de autor, é na tentativa de viabilizar comercialmente que se produz esta esquizofrenia criativa das americanadas travestidas de portuguesas. A este respeito tem sido absolutamente imperialista o conservadorismo quadrado (também ele mascarado de irreverência) que o financiamento televisivo impõe ao cinema português.

Lembro-me de coisas deprimentes como o Amigos de Alex à portuguesa em "Funeral à Chuva"; o noir pseudo-tuga "Call Girl"; também "A Bela e o Paparazo" é uma comédia romântica e de costumes que se arroga de recuperar o espírito das velha comédia portuguesa dos anos 30, etc. Poderia citar muitos outros...

Mas são biopics como "Amália" e "Salazar" e o melodrama "Fátima" o exemplo perfeito de como se tenta, na nossa cinematografia, empacotar com um laçarote icónicas figuras e aspectos complexos da nossa cultura num registo do mais plano simplismo e pronto a consumir. De português não têm absolutamente nada os filmes que citei! Não problematizam, não interrogam ou interpelam minimamente a nossa inteligência ou consciência cultural.

Valha-nos portanto a produção documental portuguesa para nos aproximar um pouco de nós próprios enquanto esperamos por um cinema comercial inspirado a la Paul Thomas Anderson!

Comentários

DiogoF. disse…
O mestre, o mestre !

Mensagens populares deste blogue

Convidado de Honra nº 5 - Jorge Vaz Nande e "As Portas"

Jorge Vaz Nande é colaborador das Produções Fictícias, onde, entre outras funções, gere os conteúdos do blog da empresa. É argumentista da empresa de conteúdos "Bode Expiatório". Fala-nos de várias questões relacionadas com o cinema e guionismo e, em particular, do seu último e original projecto "As Portas". Na tua colaboração com o Bode Expiatório: o trabalho que fazes tem sido feito sobretudo em equipa? Sim, num processo de colaboração e discussão que muitas vezes se estende da equipa criativa até às de produção e artística. Quando trabalhas em equipa, como se gerem diferentes sensibilidades? Quando várias ideias estão na mesa qual costuma ser o processo de decisão? É primordial que os participantes num brainstorm se dêem bem e tenham respeito mútuo pelas ideias de todos. A partir daí, a discussão das soluções criativas faz-se de comum acordo, tendo em conta a sua exequibilidade e eficácia. Existe alguma hierarquia criativa ou todas as vozes são iguais? Todas as i

"A Gaiola Dourada" e a Celebração do Cliché

Há, no filme “A Gaiola Dourada” um geunino carinho de Ruben Alves pelo estereotipo. Ele próprio faz da sua aparição no filme uma afirmação de caricaturalidade. É próprio de alguém bastante inteligente (e/ou esperto) que não quis de todo alienar públicos-alvo e, muito menos, produzir qualquer desconforto na sua comunidade de origem.  Mas também alguém que tentou consciente e integramente ordenar e pôr em jogo uma constelação de ideias e imaginários com que sempre conviveu. Lembrei-me de uma citação de Umberto Eco em torno de Casablanca (salvaguardando as devidas diferências de peso entre os filmes): " Casablanca não é apenas um filme. É muitos filmes, uma antologia [...] Dois clichés fazem-nos rir. Cem clichés tocam-nos. Porque sentimos que eles estão, de alguma forma, a falar entre eles e a celebrar uma reunião" . "A Gaiola Dourada" é uma sublimação da vida que dispensa profundas escavações sociológicas para fixar e ao mesmo tempo relativizar, de um

Alguns dos Filmes da Minha Vida nº 5 - Um Homem Singular

Neste soberbo filme um requintado formalismo, próprio de um fotógrafo/estilista, encontra-se com uma rara humanidade e profundidade da história e das personagens. Há "quadros" absolutamente maravilhosos, um festim sensorial, mas também momentos de pura intuição e sensibilidade. É essa sensibilidade que faz que o exercício estilístico não se sobreponha à pungente magia do seu drama. A subtileza que nos enleia com perfeição (na música e na fotografia, por exemplo) num dia de terminal angústia...a mesma subtileza que eleva Colin Firth a uma interpretação histórica, perfeita! Subtileza que Hollywood detesta: um ano depois premiaram-no pelos seus maneirismos, sempre ao gosto do tio Óscar, no anódino "Discurso do Rei"... É um filme extraordinário ao qual voltarei muitas vezes no futuro!