Avançar para o conteúdo principal

Convidado de Honra nº 8 - David Chan Cordeiro da Mad Stunts

David Chan Cordeiro é o líder de uma das principais empresas às quais se recorre quando se quer, no cinema português, coreografar cenas de luta e de uma fisicalidade mais complexa: a Mad Stunts. Fala-nos nesta entrevista sobre a sua actividade e o impacto da mesma no contexto cinematográfico português. É uma área mitológica feita de heróis...profissionais de que pouco conhecemos no nosso cinema. É uma oportunidade para aprender. E com o melhor!









Qual a importância da vossa actividade no contexto do cinema português?Como tem evoluído?


A importância dos duplos no Cinema Português ainda é pequena, pela simples razão de que se faz pouca acção na nossa ficção. Conta-se pelos dedos de uma mão os filmes Portugueses que, num ano, requerem o nosso trabalho. A verdade é de que ainda somos considerados um luxo dispensável e uma vez que os orçamentos são limitados, evita-se escrever cenas com acção para manter os orçamentos baixos. Por isso é justo dizer de que a evolução tem sido lenta. De tal maneira que na Televisão e na Publicidade já se produz mais acção do que no Cinema.

Somos uma cinematografia frágil no que à parte física diz respeito? Os actores portugueses, em particular, estão mal preparados?

Eu não usaria a palavra frágil, mas diria que ainda somos um pouco "verdes" no que diz respeito à parte física. Ainda não saímos da nossa zona de conforto. Principalmente porque não temos uma cultura de acção na nossa ficção como noutros países. E essa lacuna reflecte-se em todos os campos, desde a realização, produção, guionismo e também no percurso dos actores. Exactamente por não existir uma procura de performers que saibam executar cenas com acção, as escolas também não sentem necessidade em incluir essa formação nos seus alunos. Por isso é comum eu deparar-me com imensos actores que têm fracas bases no desempenho de acção. E para piorar temos muito o hábito de se inventar quando não se sabe tendo quase sempre como resultado a lesão dos actores. São inúmeras as histórias de horror que oiço de actores que se lesionam por tentarem fazer os seus próprios "stunts".

Descreve-me alguns dos teus serviços mais comuns. E o mais ambicioso e ousado?

Os nossos serviços mais comuns, e sendo também a nossa especilidade, são as coreografias de luta e reacções/quedas/impactos. Esse contínua a ser hoje, e sempre foi, o "stunt" mais requisitado em Televisão e Cinema. E não acontece por acaso, pois é o "stunt" mais barato se formos comparar com cenas que envolvam carros, explosões, wire work. Dada a realidade da nossa indústria cinematográfica, que é quase sempre low buget, este é o "stunt" que mais se encaixa nos nossos orçamentos. É também o tipo de acção mais transversal em todos os géneros de cinema, pois em quase todos os filme hoje em dia se vê uma coreografia de luta, por mais pequena que seja.
Eu diria que dos stunts mais ousados que fizemos até hoje foi sem dúvida o atropelamento do primeiro episódio da telenovela "Perfeito Coração". Posso-me gabar de que naquela noite o meu duplo/colega Edgar Palhinha, esteve ao mais alto nível.





(link: http://www.youtube.com/watch?v=woTdCbCR1qc)

Uma opinião sobre o cinema português...sobre a sua qualidade, a sua relação com o público...

Sinto que no Cinema Português esqueceu-se qual o principal objectivo de se fazer filmes. E esse objectivo é de entreter as pessoas. As pessoas dirigem-se às sala de cinema para se entreterem e buscarem emoções que não têm possibilidade de encontrar nas suas vidas. Mas no que toca à ficção nacional parece que o público criou "anti-corpos" e se sente indiferente. Basta vermos os números de espectadores que os filmes Portugueses atraem às salas de cinemas e podemos concluir que o público português se identifica pouco com o nosso cinema. A questão agora é quem é que está errado? São os realizadores Portugueses que não conseguem captar a atenção dos Portugueses, ou será que o público está de tal maneira formatado para o mainstream que não se sente atraido pela ficção nacional? Em termos de qualidade acredito que estamos ao nível dos melhores, pois já trabalhei em Portugal com inúmeros profissionais que nada devem aos americanos, ou franceses. O que eu acho é de que ainda não estamos a trabalhar em equipa e sinto que cada departamento trabalha com objectivos diferentes.

E qual o filme da tua vida?

Eu tenho vários filmes que influenciaram a minha vida, mas eu diria que o filme que despoletou tudo foi o Esquadrão Ninja (Ninja Squad), pois foi o meu primeiro contacto com um filme de artes marciais e que ainda por cima tinha como protagonista os Ninjas. Ora aquilo para uma criança de 5 anos que já era fascinada por ginástica e lutas, foi uma experiência do outro mundo. Eu soube exactamente naquele momento que iria fazer disto profissão quando fosse mais velho. E como se costuma dizer, o resto é história!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Convidado de Honra nº 5 - Jorge Vaz Nande e "As Portas"

Jorge Vaz Nande é colaborador das Produções Fictícias, onde, entre outras funções, gere os conteúdos do blog da empresa. É argumentista da empresa de conteúdos "Bode Expiatório". Fala-nos de várias questões relacionadas com o cinema e guionismo e, em particular, do seu último e original projecto "As Portas". Na tua colaboração com o Bode Expiatório: o trabalho que fazes tem sido feito sobretudo em equipa? Sim, num processo de colaboração e discussão que muitas vezes se estende da equipa criativa até às de produção e artística. Quando trabalhas em equipa, como se gerem diferentes sensibilidades? Quando várias ideias estão na mesa qual costuma ser o processo de decisão? É primordial que os participantes num brainstorm se dêem bem e tenham respeito mútuo pelas ideias de todos. A partir daí, a discussão das soluções criativas faz-se de comum acordo, tendo em conta a sua exequibilidade e eficácia. Existe alguma hierarquia criativa ou todas as vozes são iguais? Todas as i

"A Gaiola Dourada" e a Celebração do Cliché

Há, no filme “A Gaiola Dourada” um geunino carinho de Ruben Alves pelo estereotipo. Ele próprio faz da sua aparição no filme uma afirmação de caricaturalidade. É próprio de alguém bastante inteligente (e/ou esperto) que não quis de todo alienar públicos-alvo e, muito menos, produzir qualquer desconforto na sua comunidade de origem.  Mas também alguém que tentou consciente e integramente ordenar e pôr em jogo uma constelação de ideias e imaginários com que sempre conviveu. Lembrei-me de uma citação de Umberto Eco em torno de Casablanca (salvaguardando as devidas diferências de peso entre os filmes): " Casablanca não é apenas um filme. É muitos filmes, uma antologia [...] Dois clichés fazem-nos rir. Cem clichés tocam-nos. Porque sentimos que eles estão, de alguma forma, a falar entre eles e a celebrar uma reunião" . "A Gaiola Dourada" é uma sublimação da vida que dispensa profundas escavações sociológicas para fixar e ao mesmo tempo relativizar, de um

Alguns dos Filmes da Minha Vida nº 5 - Um Homem Singular

Neste soberbo filme um requintado formalismo, próprio de um fotógrafo/estilista, encontra-se com uma rara humanidade e profundidade da história e das personagens. Há "quadros" absolutamente maravilhosos, um festim sensorial, mas também momentos de pura intuição e sensibilidade. É essa sensibilidade que faz que o exercício estilístico não se sobreponha à pungente magia do seu drama. A subtileza que nos enleia com perfeição (na música e na fotografia, por exemplo) num dia de terminal angústia...a mesma subtileza que eleva Colin Firth a uma interpretação histórica, perfeita! Subtileza que Hollywood detesta: um ano depois premiaram-no pelos seus maneirismos, sempre ao gosto do tio Óscar, no anódino "Discurso do Rei"... É um filme extraordinário ao qual voltarei muitas vezes no futuro!