Avançar para o conteúdo principal

Cinema Português Entricheirado


Li com interesse a recente polémica António Pedro Vasconcelos (APV)/Vasco Câmara (VC). O Primeiro luta contra o imperialismo do cinema de autor no financiamento da produção nacional e uma crítica autista e pretensiosa. O segundo respondeu arrasando qualquer mérito ao pretenso filme comercial de qualidade "A Bela e o Paparazzo".

De um lado temos a apologia feroz de um espírito comercial descomplexado no cinema português.
Levar o cinema para além da subsídio-dependência é sem dúvida um imperativo quando as taxas de consumo de produto nacional são quase recorde negativo absoluto na Europa.
Mas APV, como outros, entrincheira-se no na defesa absolutista da inteligibilidade e linearidade narrativa: filmes para o público (diz, a este propósito, ele que adorava Godard até ao momento em que se assumiu em todo o seu insuportável experimentalismo).
Há em Portugal gente ávida de chegar finalmente às massas com mensagem e conteúdo. Mas os resultados traduzem ainda uma clara crise de identidade, própria de um novo filão (o do grande público apoiado pelas televisões) que ainda adolesce. Querem seguir fórmulas e géneros falando da realidade portuguesa mas não é isso que conseguem: "Corrupção", "Amália", "Kiss me" e tantos outros...são anódinos, insossos e completamente desprovidos de conteúdo.

Filmes como "A Bela e o Paparazzo" parecem-me dar mostras, contudo, de algum avanço na técnica. Uma espécie de proto-entretenimento de qualidade que aguarda ainda a irreverência e independência de espírito que lhe dê alma (necessária no cinema de autor como no comercial). De resto críticos como Jorge Mourinha admitem abertamente a baixa bitola portuguesa para justificar a crítica favorável (3 estrelas), como quem diz "ainda assim, é do melhorzinho que se vê por aí..."

De outro lado temos os VC's de Portugal. Recalcitrantes críticos que se arrogam de um sempre elegante estatuto de desalinhado (em relação ao tal cinema comercial como ao seus colegas críticos). Vi recentemente o lindo filme "Um Homem Singular" que marca claramente o ano cinéfilo. O "rebelde" Câmara atribui-lhe 3 estrelas não percebendo que o fazendo o coloca ao nível do eficaz mas pouquíssimo ambicioso documentário "Bobby Cassidy". O seu padrão de crítica é sempre este, de uma pretensiosa e empolada independência aos cânones que me custa a suportar.

Entrincheirado segue o cinema português. Para quando um Paul Thomas Anderson por cá. Um grande e independente contador de histórias, que APV tanto elogia (mas que aos seus pés nunca conseguirá chegar).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Convidado de Honra nº 5 - Jorge Vaz Nande e "As Portas"

Jorge Vaz Nande é colaborador das Produções Fictícias, onde, entre outras funções, gere os conteúdos do blog da empresa. É argumentista da empresa de conteúdos "Bode Expiatório". Fala-nos de várias questões relacionadas com o cinema e guionismo e, em particular, do seu último e original projecto "As Portas". Na tua colaboração com o Bode Expiatório: o trabalho que fazes tem sido feito sobretudo em equipa? Sim, num processo de colaboração e discussão que muitas vezes se estende da equipa criativa até às de produção e artística. Quando trabalhas em equipa, como se gerem diferentes sensibilidades? Quando várias ideias estão na mesa qual costuma ser o processo de decisão? É primordial que os participantes num brainstorm se dêem bem e tenham respeito mútuo pelas ideias de todos. A partir daí, a discussão das soluções criativas faz-se de comum acordo, tendo em conta a sua exequibilidade e eficácia. Existe alguma hierarquia criativa ou todas as vozes são iguais? Todas as i

"A Gaiola Dourada" e a Celebração do Cliché

Há, no filme “A Gaiola Dourada” um geunino carinho de Ruben Alves pelo estereotipo. Ele próprio faz da sua aparição no filme uma afirmação de caricaturalidade. É próprio de alguém bastante inteligente (e/ou esperto) que não quis de todo alienar públicos-alvo e, muito menos, produzir qualquer desconforto na sua comunidade de origem.  Mas também alguém que tentou consciente e integramente ordenar e pôr em jogo uma constelação de ideias e imaginários com que sempre conviveu. Lembrei-me de uma citação de Umberto Eco em torno de Casablanca (salvaguardando as devidas diferências de peso entre os filmes): " Casablanca não é apenas um filme. É muitos filmes, uma antologia [...] Dois clichés fazem-nos rir. Cem clichés tocam-nos. Porque sentimos que eles estão, de alguma forma, a falar entre eles e a celebrar uma reunião" . "A Gaiola Dourada" é uma sublimação da vida que dispensa profundas escavações sociológicas para fixar e ao mesmo tempo relativizar, de um

Alguns dos Filmes da Minha Vida nº 5 - Um Homem Singular

Neste soberbo filme um requintado formalismo, próprio de um fotógrafo/estilista, encontra-se com uma rara humanidade e profundidade da história e das personagens. Há "quadros" absolutamente maravilhosos, um festim sensorial, mas também momentos de pura intuição e sensibilidade. É essa sensibilidade que faz que o exercício estilístico não se sobreponha à pungente magia do seu drama. A subtileza que nos enleia com perfeição (na música e na fotografia, por exemplo) num dia de terminal angústia...a mesma subtileza que eleva Colin Firth a uma interpretação histórica, perfeita! Subtileza que Hollywood detesta: um ano depois premiaram-no pelos seus maneirismos, sempre ao gosto do tio Óscar, no anódino "Discurso do Rei"... É um filme extraordinário ao qual voltarei muitas vezes no futuro!