Avançar para o conteúdo principal

Convidado de Honra nº1 - A Distribuição Cinematografica e o Guionismo - Entrevista a Jorge Dias da Vitória Filmes




Pedi a Jorge Dias da Vitória Filmes para nos descrever um pouco a sua visão sobre contexto actual do audiovisual português com especial enfoque da relação do sector da distribuição com o guionismo:

De que formas vos são propostos filmes a distribuir? Com que frequência tomam a decisão na compra dos seus direitos com base num guião? Os filmes são nos propostos em várias fases da sua produção, desde a fase em que só existe um guião, até à última fase, em que o filme está pronto para ser exibido. A decisão na compra dos direitos com base num guião ocorre por diversas vezes, sempre nos mercados que se realizam para o efeito, sendo os principais, Berlim, Cannes e Los Angeles.

Nos casos em que isto acontece, que critérios concorrem para a respectiva selecção? Que procuram num guião?
O principal critério que temos em conta ao ler um guião prende-se com a qualidade do mesmo. Apesar de ser um critério bastante subjectivo, fundamentamos as nossas escolhas recorrendo a análises do histórico dos filmes desse argumentista, e dos respectivos resultados em Portugal. Além disso, quando já existe um realizador e/ou actores associados a esse projecto, procedemos ao mesmo tipo de análise para confirmar se a relação custo/benefício é encorajadora. Também existem casos, poucos mas acontecem, em que a qualidade do guião por si só é suficiente para arriscarmos a sua compra.

Já se inventou tudo para chamar espectadores às salas de cinema? Que mais se pode fazer? Nunca podemos dizer que já tudo foi inventado, e que os espectadores de cinema já viram tudo o que tinham para ver, mas na minha opinião a falta de originalidade e criatividade é a grande pecha de muito cinema, causadora do afastamento de muitos espectadores. Hoje em dia, o cinema concorre com inúmeras formas de entretenimento e só se conseguem levar as pessoas às salas de cinema com filmes que sejam capazes de as surpreender. Desde que se consiga manter uma distribuição plural, sem descurar os filmes independentes que muitas vezes conseguem extrapolar os seus nichos de mercado e alcançar bons resultados, os espectadores surgirão. É tudo uma questão de oferta e procura, consoante os gostos cinematográficos de cada um. Se a oferta for boa, tendencialmente a procura também o será.

Onde residem as principais limitações ao sucesso comercial do cinema português?
O principal problema reside no reduzido número de produções portuguesas. Em 2007 estrearam 17 filmes portugueses nas salas de cinema. É muito pouco. Independentemente do carácter comercial ou de autor, se não houver um número de produções cada vez maior, o público não tem opções para ver cinema português.

Que mudanças no audiovisual português significou já a criação do FICA? A criação do FICA pode e deve levar a um aumento significativo no número de produções nacionais a chegarem aos ecrãs. Esta é a grande mudança. Mesmo levando em conta que o FICA procura nos projectos que aprova uma vertente mais comercial que o ICA, acho que todos vão ficar a ganhar. Não conheço nenhum país cuja cinematografia se baseie apenas em cinema comercial ou somente em cinema de autor.

Perspectivas dos efeitos da crise no sector do cinema em geral e da distribuição em particular?
A crise financeira tem afectado transversalmente o sector do cinema. Desde a produção, com projectos a serem cancelados ou adiados indefinidamente devido a falta de financiamentos bancários, até á promoção e respectivas receitas de bilheteira. Existe um fosso cada vez maior entre os filmes mais vistos e os restantes, pois o entretenimento é das primeiras coisas de que se abdicam quando a crise aperta, e em vez de 2 ou 3 idas ao cinema por mês, passa-se a ir só 1 ou deixa-se mesmo de ir.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Convidado de Honra nº 5 - Jorge Vaz Nande e "As Portas"

Jorge Vaz Nande é colaborador das Produções Fictícias, onde, entre outras funções, gere os conteúdos do blog da empresa. É argumentista da empresa de conteúdos "Bode Expiatório". Fala-nos de várias questões relacionadas com o cinema e guionismo e, em particular, do seu último e original projecto "As Portas". Na tua colaboração com o Bode Expiatório: o trabalho que fazes tem sido feito sobretudo em equipa? Sim, num processo de colaboração e discussão que muitas vezes se estende da equipa criativa até às de produção e artística. Quando trabalhas em equipa, como se gerem diferentes sensibilidades? Quando várias ideias estão na mesa qual costuma ser o processo de decisão? É primordial que os participantes num brainstorm se dêem bem e tenham respeito mútuo pelas ideias de todos. A partir daí, a discussão das soluções criativas faz-se de comum acordo, tendo em conta a sua exequibilidade e eficácia. Existe alguma hierarquia criativa ou todas as vozes são iguais? Todas as i

"A Gaiola Dourada" e a Celebração do Cliché

Há, no filme “A Gaiola Dourada” um geunino carinho de Ruben Alves pelo estereotipo. Ele próprio faz da sua aparição no filme uma afirmação de caricaturalidade. É próprio de alguém bastante inteligente (e/ou esperto) que não quis de todo alienar públicos-alvo e, muito menos, produzir qualquer desconforto na sua comunidade de origem.  Mas também alguém que tentou consciente e integramente ordenar e pôr em jogo uma constelação de ideias e imaginários com que sempre conviveu. Lembrei-me de uma citação de Umberto Eco em torno de Casablanca (salvaguardando as devidas diferências de peso entre os filmes): " Casablanca não é apenas um filme. É muitos filmes, uma antologia [...] Dois clichés fazem-nos rir. Cem clichés tocam-nos. Porque sentimos que eles estão, de alguma forma, a falar entre eles e a celebrar uma reunião" . "A Gaiola Dourada" é uma sublimação da vida que dispensa profundas escavações sociológicas para fixar e ao mesmo tempo relativizar, de um

Alguns dos Filmes da Minha Vida nº 5 - Um Homem Singular

Neste soberbo filme um requintado formalismo, próprio de um fotógrafo/estilista, encontra-se com uma rara humanidade e profundidade da história e das personagens. Há "quadros" absolutamente maravilhosos, um festim sensorial, mas também momentos de pura intuição e sensibilidade. É essa sensibilidade que faz que o exercício estilístico não se sobreponha à pungente magia do seu drama. A subtileza que nos enleia com perfeição (na música e na fotografia, por exemplo) num dia de terminal angústia...a mesma subtileza que eleva Colin Firth a uma interpretação histórica, perfeita! Subtileza que Hollywood detesta: um ano depois premiaram-no pelos seus maneirismos, sempre ao gosto do tio Óscar, no anódino "Discurso do Rei"... É um filme extraordinário ao qual voltarei muitas vezes no futuro!